quinta-feira, 7 de abril de 2016

terça-feira veggie#1


lá em casa estamos a fazer um esforço consciente rumo a uma alimentação mais saudável e equilibrada, tendo-nos iniciado nas refeições mais à base de vegetais.

uma das primeiras ideias que recolheu consenso em família foi que iremos passar a fazer, 1 vez por semana, 1 refeição totalmente vegetariana.

admito que o consenso não foi recolhido com grande entusiasmo, havendo em casa duas crianças, tipicamente “esquisitas” para com a maioria dos legumes, pelo que teremos que iniciar de uma forma soft e, de alguma forma, induzida. já para mim e para o joão, é consensual. precisamos de mudar hábitos!

    » para começar, instituímos o dia para a refeição vegetarina: terça-feira veggie.

assim, admitindo que sou ainda muito ignorante sobre este tipo de alimentação e que não tenho muitas  ideias sobre como a preparar, ontem  visitei um supermercado “celeiro” e, após uma rápida observação das opções mais simples, trouxe para casa hambúrgueres à base de soja e croquetes de cogumelos shitakee (biológicos), uma vez que, pelo menos de aspeto, levantarão poucas dúvidas face aos “originais”.
a intenção consciente desta escolha de ingredientes é  minimizar a resistência dos miúdos.


   » como confecionei:

os hambúrgueres foram grelhados num pouco de azeite; os croquetes fritos. acompanhei com arroz basmati e de ervilhas. ficou saboroso, diferente, sem dúvida, mas bom!

[ok, a ideia é passar a ter uma alimentação conscientemente mais saudável e frituras / alimentos processados não é coisa que combine, mas foi uma forma de começar a introduzir os sabores  e o hábito.]

o gugas não apreciou os croquetes e o zizo achou que eram de peixe, dada a textura do interior e percebeu logo que os hambúrgueres eram diferentes dos habituais.

optamos por só revelar no fim da refeição quais os ingredientes e que tínhamos feito a nossa primeira refeição totalmente vegetariana. 
é claro que o zizo colocou mil e uma perguntas, às quais se seguiu um apurado escrutínio às embalagens, ingredientes e afins J


para primeira vez, correu bem! e ainda dará para o meu almoço de hoje.


agradecem-se outras sugestões  para iniciantes na matéria :)!

Sem comentários: