esta manhã tive reunião na escola do zizo, com o seu
professor, a psicóloga e a técnica/professora de ensino especial, no seguimento
do processo de sinalização enquanto aluno com necessidades educativas
especiais.
as técnicas comprovaram as dificuldades de concentração,
nomeadamente os curtos espaços de tempo em que consegue manter o foco
(rapidamente muda de assunto para os seus interesses pessoais) e a inadequação
na interacção pessoal (se sente empatia, tende a ser demasiado espontâneo e informal).
o relatório foi feito e estão reunidas as condições para
prosseguir com as medidas que, à partida, serão:
- acompanhamento personalizado da professora de ensino especial
para realizar as fichas de avaliação (de forma a facilitar a compreensão do que
é solicitado e ajudar a manter o foco),
- mais tempo para as realizar e
- adaptação das questões (tornando-as mais diretas , objectivas
e de resposta curta).
o professor referiu que tem notado um retrocesso neste ano letivo,
nomeadamente nos trabalhos que o z tem que fazer individualmente (deixa
muita coisa inacabada ou simplesmente não realiza a tarefa). contudo, quando é
chamado individualmente ao quadro, realiza com sucesso e no tempo “normal”. parece
que esta estratégia resulta, pelo que solicitei que tentasse mais vezes esta
abordagem. acredito que assim ele se
sinta mais valorizado e reconhecido e que
consegue manter melhor a atenção na tarefa.
vamos testar já na próxima avaliação e ver se as medidas
resultam. considero que esta altura, antes que ocorra a transição para o 5º
ano, será muito importante verificar se este é o melhor caminho. a preocupação
é com o estigma, que não quero, de todo que o meu filho sinta.
um passo de cada vez, com foco no seu bem-estar e progresso,
na construção de uma autoestima saudável e de um coração e mente felizes!
Sem comentários:
Enviar um comentário