quinta-feira, 14 de abril de 2016

medidas/necessidades educativas especiais

esta manhã tive reunião na escola do zizo, com o seu professor, a psicóloga e a técnica/professora de ensino especial, no seguimento do processo de sinalização enquanto aluno com necessidades educativas especiais.

as técnicas comprovaram as dificuldades de concentração, nomeadamente os curtos espaços de tempo em que consegue manter o foco (rapidamente muda de assunto para os seus interesses pessoais) e a inadequação na interacção pessoal (se sente empatia, tende a ser  demasiado espontâneo e informal).
o relatório foi feito e estão reunidas as condições para prosseguir com as medidas que, à partida, serão:

- acompanhamento personalizado da professora de ensino especial para realizar as fichas de avaliação (de forma a facilitar a compreensão do que é solicitado e ajudar a manter o foco),
- mais tempo para as realizar e
- adaptação das questões (tornando-as mais diretas , objectivas e de resposta curta).

o professor referiu que tem notado um retrocesso neste ano letivo, nomeadamente nos trabalhos que o z tem que fazer individualmente (deixa muita coisa inacabada ou simplesmente não realiza a tarefa). contudo, quando é chamado individualmente ao quadro, realiza com sucesso e no tempo “normal”. parece que esta estratégia resulta, pelo que solicitei que tentasse mais vezes esta abordagem. acredito que  assim ele se sinta mais valorizado e reconhecido e  que consegue manter melhor a atenção na tarefa.

vamos testar já na próxima avaliação e ver se as medidas resultam. considero que esta altura, antes que ocorra a transição para o 5º ano, será muito importante verificar se este é o melhor caminho. a preocupação é com o estigma, que não quero, de todo que o meu filho sinta.


um passo de cada vez, com foco no seu bem-estar e progresso, na construção de uma autoestima saudável e de um coração e mente felizes! 

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