domingo, 6 de julho de 2014

risotto de bacon, cogumelos e espargos [bimby]


o jantar de segunda-feira em lisboa não me soube nada bem... pedi um risotto de gambas e espargos no pasta caffé do centro comercial vasco da gama que me desiludiu da primeira à terceira garfada (sim, porque não consegui comer mais). ao risotto já pré-cozinhado juntaram as gambas (mal cozinhadas e exageradamente a saber a limão) e espargos de conserva.

fiquei tão desconsolada que resolvi cozinhar risotto em casa (foi talvez a quarta vez que cozinhei este prato), para afastar a lembrança e matar o desejo.

  ingredientes:
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 35g de azeite
- 80g de bacon
- 100g de cogumelos frescos
- 100g de espargos frescos
- 100g de vinho branco
-  200g de arroz para risotto
- 1/2 l de água
- sal qb
- queijo parmesão ralado qb + em lascas para decorar

preparação:
coloca-se a cebola, os alhos e o azeite na bimby e tritura-se 4 segundos na velocidade 4. programa-se 8 minutos, temperatura varoma, velocidade 1 e, a meio, junta-se o bacon cortado em bocadinhos.
acrescenta-se o vinho, o sal e deixa-se cozinhar 2 minutos, temperatura varoma, velocidade 1 (sem o copo, para evaporar o vinho). coloca-se a borboleta, acrescentam-se os cogumelos laminados, cozinhando 5 minutos, temperatura 100º, velocidade 1, colher inversa.
adiciona-se a água, o arroz e, na varoma, colocar os espargos cortados. cozinha-se durante 15 a 18 minutos (conforme gostar da consistência do risotto), temperatura varoma, velocidade 1 - colher inversa.
quando terminar o tempo, retirar a varoma e adicionar os espargos e o queijo ao risotto, mexendo um pouco para misturar. servir, decorando com as pontas dos espargos e parmesão em lascas.

uma delícia!
 

Sem comentários: