quinta-feira, 31 de julho de 2014

último dia na creche

o meu guguinhas está desde os 6 meses de idade e até agora, aos 3 anos e meio, na mesma creche onde já tinha estado o zizo e de que sempre gostei muito pela forma acolhedora, dedicada e carinhosa com que tratam as crianças. com o zizo foi assim (mesmo quando começou a dar os primeiros sinais de ser um menino especial) e com o gugas igual: a filosofia da creche é ser uma outra segunda família para as crianças.
hoje é o último dia e uma grande mudança na vida do meu benjamim: decidimos que vai integrar a pré-escola em setembro, no mesmo local onde o irmão está, sobretudo por uma questão da praticidade em levar/buscar os meninos ao mesmo local (pelo menos durante 2 anos), com menos pressão ao final do dia, uma vez que funciona até às 19h00.
obviamente também gostamos e confiamos na nova escola: uma escola pública mas sossegada e pequenina (3 salas de pré e 4 salas de primária) onde iremos pagar bastante menos. A escola foi renovada há 3 anos, está equipada com as mais recentes tecnologias (como os quadros interactivos) e tem as comodidades adequadas. a educadora da pré com quem ele vai ficar, a professora ema, é uma querida (e também foi educadora do zizo), por isso tudo indica que vai correr bem. por outro lado, é um grupo de crianças maior e poderá ser menos “mimado” (vai deixar de fazer sesta, vai ter que ser mais autónomo na hora de ir à casa de banho ou de comer, vai ter menos atividades fora da escola, as festinhas são mais contidas), mas também está a crescer e a mudança faz parte desse processo.
O gugas já conhece minimamente a escola porque costuma entrar para ir buscar o irmão e fica sempre a brincar um bocadinho contudo, quando lhe pergunto se quer ir para esta nova escola fica dividido, por vezes diz que sim, por vezes diz que não e que “quéio i pá minha cola”
… o mês de agosto será de intervalo – 1º semana com os avós, seguintes de férias com os pais – e pode ser que se desligue mais da creche e das educadoras  e que aceite melhor o facto de mudar. estamos positivos!
mas hoje… é o dia ‘d’… dia de mais beijinhos e abraços na creche e sei que as educadoras também estão tristes, porque o acompanharam tanto tempo e estão muito apegadas ao menino mais espevitado da sala. tenho tentado que seja um processo natural (vivemos perto e podemos lá passar de vez em quando para  matar saudades), mas também eu sinto o coração apertadinho…
não tenho por hábito dar presentes a professores (sou até contra), mas gosto de reconhecer, ao meu jeito e em alturas que considero especiais, por isso hoje vou oferecer, à educadora e à auxiliar do guguinhas um miminho simples mas com significado – um pisa-papéis com uma árvore em fundo, da Loja do Gato Preto – que simboliza o crescimento do meu pequenino, sendo que elas sempre farão parte da sua história de vida.

Sem comentários: