sexta-feira, 27 de maio de 2016

cumplicidade de irmãos

esta semana, mais uma vez, precisei de viajar para lisboa. quando isso acontece, faço sempre questão de o dizer aos meus filhos, muito embora não altere muito a sua rotina, acabo por não estar presente na hora de acordar nem do jantar. noto que o guguinhas fica sempre mais ansioso com a ideia, embora não o manifeste em palavras, mas nos seus comportamentos sim, e tenho notado um padrão.

na noite anterior fui deitar os miúdos, li uma história ao g, beijinhos e miminhos e deixei-no na cama, enquanto me despedi do zizo (que já não tem muito interesse em histórias lidas pela mãe). entretanto o g começa a chorar, a pedir para ir dormir na minha cama, não queria estar sozinho. voltei lá e expliquei que ainda tinha que tomar banho e secar o cabelo, por isso ia estar com a luz acesa e fazer barulho e que, se ele estivesse no meu quarto não ia conseguir adormecer. apesar de não estar com muita convicção, deixei-o mais calmo no quarto e fui arranjar-me.

já estava no banho quando o ouvi chorar e a chamar. apressei-me, mas deixei de o ouvir, pensando que tivesse adormecido naquele intervalo, ou que o joão tivesse resolvido o assunto. acabei de me preparar tranquilamente.

quando lá vou espreitar, o g não estava na sua cama. fui ao quarto do z e estavam os dois, muito juntinhos, apertados na cama pequena, já a dormir profundamente.
os dois rostinhos de anjo dormindo, num gesto de ternura e cumplicidade difícil de descrever, mas sentidos com muita intensidade, que gravei na memória e no coração!


[o z levantou-se - ele que costuma adormecer rápido e como uma pedra -, foi tentar acalmar a ansiedade que o irmão pequenino estava a sentir, disse-lhe que a mãe estava a tomar banho e, numa atitude de grande empatia e amor, levou-o para junto de si, dando-lhe a atenção e o mimo que ele estava a precisar]

Sem comentários: