quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

dezembro


está quase no fim, o natal já passou e com ele:

- tivemos a festinha de natal do infantário do guguinhas; sempre muito caprichada, criativa e com os pequeninos, por muito envergonhados que fiquem em palco, a fazerem as delícias dos seus familiares ;)
este ano, a festa teve como tema a entrega dos óscares e, como subtemas os nomes de cada sala; como a do guguinhas (2 anos) se chama "tesourinhos do mar", foram vestidos de peixinhos, levaram umas maracas e improvisaram uma divertida dança.

- seguiu-se a festinha de natal da escola do zizinho; a confusão do costume para que os pais todos se tentem, literalmente, enfiar no refeitório (depois de meia hora a apanhar chuva do lado de fora do portão...), mas também preparada com muito carinho pelas nossas crianças.
o zizo levou um ursinho que supostamente deveria ter colocado na árvore de natal (a sua sala, 2º ano, fez um pequeno teatro seguido de uma dança), mas que não colocou, segundo ele, porque "não tive tempo", e ficou super feliz quando nos conseguiu ver!

- entretanto o circo de natal "monumental" no coliseu do porto (festa de natal do meu emprego), que podia ter corrido melhor se não tivesse dado uma dor de barriga ao guguinhas, que fez esgotar as fraldas e as mudas de roupa que levei... tivemos que sair mais cedo, o miúdo só de collants e, resumindo e concluindo, aqui a mãe não viu rigorosamente nada do espetáculo...

- a ida ao cinema ver "a revolta dos perus" (festa de natal do emprego do pai), um filme que não foi o ideal para o mais pequenito, que a certa altura ficou com medo... aliás, foi a primeira ida (aprovada!) ao cinema do guguinhas! no fim houve distribuição das lambarices do costume e de presentes, que os miúdos adoraram, claro!

- dia 23/12: o pai teve que ir trabalhar, eu ainda com algumas coisas por comprar para o natal (o que significa ter quem me enfiar num shopping).
depois de levar o guguinhas ao infantário, expliquei ao zizo que teria um dia só para ele. resposta: "oh mãe, mas fico triste porque não estamos todos em família! o pai e o mano também deveriam vir connosco", tão querido ;). expliquei-lhe as razões e prometi que íamos buscar o gugas mais cedo.

enquanto tomávamos o pequeno almoço, revi a minha lista de compras e o zizo pediu-me o bloco, onde acrescentou as suas:
   - 1 casaco para o pai (acabou por ser um perfume, que eu já tinha intenções de comprar)
   - 1 colar para a mãe (acabou por ser uns brincos, aos quais ele fez questão de juntar 1 bloco de notas cor de rosa)
   - 1 chucha para o mano
   - 1 saco de comida para a cadela (trocado por uma latinha de paté)

chegamos ao marshopping e às 10h10 já o estacionamento estava quase completo!, mas os meus planos consistiam em terminar as compras (que não eram muitas), exceto supermercado, de manhã.
e assim foi.

entretanto, o zizo quis andar numa mini-roda-gigante (por sua iniciativa e não teve medo! - o meu filho está a mudar :))); depois foi tirar a foto da praxe com o pai natal (o mano já tinha tirado fotos natalícias no infantário); esteve 1 horita a brincar no espaço para crianças do ikea, almoçamos no mc donalds, claro, e a seguir fomos ao cinema ver o "frozen" (lindo!!!). foi um dia muito bem passado, ele foi um companheirão, não fez birras e apreciou todas as atividades :)

- dia 24: grande temporal e toda a tarde sem eletricidade, justamente na altura em que eu começava a fazer as rabanadas :(
o que vale é que a consoada é sempre na casa dos meu pais, mas tivemos que ir sem banhos tomados e com os doces reduzidos aos bolos-rei (bimbados) que cozi de manhã e que, modéstia à parte, ficaram lindos e deliciosos!

uma noite calma no conforto e carinho da família, onde as crianças fazem, por si só, toda a festa :)

pairava a contagem decrescente para a meia-noite para que chegasse o pai natal (que foi pontualissimo!) e se fizesse magia!
o zizocas ficou um pouco triste porque não recebeu os presentes que desejava e estava cheio de vontade de ir para casa ver se o pai natal por lá também teria passado... aguentou-se firme e não adormeceu (como costuma acontecer) na viagem para casa. mas... o pai natal ainda não tinha passado por lá... por baixo do pinheiro só estavam os presentes que ele próprio tinha comprado para oferecer à família... conformou-se e foi dormir (tadinho!).

entretanto, eu e o meu mais-que-tudo tomamos um chá quente e trocamos as nossas prendinhas: para ele, um relógio de desporto (para correr, com equipamento xpto, gps e sei lá mais o quê) e uma camisola e para moi, uns óculos de sol e um telemóvel novo, para eliminar as 2 relíquias que me acompanham há 500 anos. gostei, o meu marido tem bom gosto :)

- dia 25: é claro que o zizocas foi o primeiro a acordar (8 da manhã...). convencio-o a ficar mais um bocadinho na cama, mas não por muito mais tempo... espreitou e viu mais presentes na árvore, incluindo uma carta do pai natal e ficou em pulgas para abrir, que teve, mais uma vez, que conter, até que toda a família estivesse reunida.

finalmente: uma caixa de legos (mais uma....) "galaxy squad", e aquele brilho no olhar de felicidade e excitação :), a juntar, um livro de contos de natal (tradição desde que os meus filhos nasceram) e uma prendinha do mano, um puzzle "star wars".

o guguinhas nunca sabe muito bem como reagir com embrulhos e preferiu ver desenhos animados, tiveram que ir as prendas ter com ele. uma caixa de legos também (para montar carros e camiões), um livro de contos de natal também e a prenda do mano, a chucha ;)

não faltou cantar os parabéns ao menino jesus e lembrar que esta é uma época de paz e amor que deve prevalecer sempre!

a ementa do dia (fugindo à tradição, mas indo ao encontro dos gostos lá de casa) foi um arroz de pato no forno com pinhões, salada de fruta de natal, rabanadas douradas no forno (hummmm, que delícia que descobri, acabaram-se as rabanadas fritas!) e, ao jantar, uma excelente e rica sopa de peixe.

e assim foi; um dia passado no quentinho de casa, de volta de legos, filmes animados e mimos!

resta prolongar este espírito o mais possível :)

1 comentário:

Maria disse...

São dessas boas memórias que nos alimentamos depois ao longo da vida...vamos lá a aproveitar cada momento!
Bjs
Maria