quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

honestidade e comoção

ontem ao fim do dia, quando fui buscar o zizo à escola:

a professora de expressão musical/dramática pediu para falar comigo, com ar apreensivo (que inicialmente me deixou preocupada).
O motivo era um pedido de desculpas por ter retirado o z do papel principal da peça de natal da escola, devido a um comportamento que ela interpretou como sendo de afronta e má educação (devido à sua hipersensibilidade auditiva, há ruídos que não suporta e, como a música estava muito alta para ele, começou a bater com a caneta na garrafa da água metálica sem parar, para tentar anular o som alto da música).
mas agora que já tinha percebido que ele é um menino  com uma sensibilidade diferente dos demais e que já começava a saber como lidar com ele, percebera que tinha sido injusta e sentia-se triste e incomodada com isso. o mais curioso é que foi o próprio z que a começou a conquistar aos bocadinhos ao mostrar todo o entusiasmo que tem nas suas aulas e como se sente feliz. inclusivamente mostrou-se emocionada por, um destes dias, o z lhe ter tocado num braço e dito, olhos nos olhos e com toda a pureza do seu coração:  “és a melhor professora que eu já tive na vida!”
disse-me ainda que o considera um menino com imensas capacidades, que muitas vezes fica boquiaberta com o que lhe diz e como o diz e, ainda, que gosta muito dele e que em tudo o que puder o irá ajudar.
e ao escutar isto, emocionada fiquei eu. e sei que ganhei uma aliada, na escola, e que o meu filho, com ela, estará bem e seguro, porque tem ali alguém que conquistou por ser como é!
oxalá todos os professores fossem assim...

o primeiro

quem vai ser o primeiro a tomar banho?  E o gugas – eu, eu!
vamos ver quem acaba de comer primeiro? – será o zizo ou o gugas? – eu, eu!
vamos ver quem adormece primeiro? – eu, eu!
confesso que , por agora, tenho conseguido usar este espírito competitivo a meu favor ;)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

domingo, 2 de fevereiro de 2014

clafoutis de maçã e canela

esta é uma receita que a minha querida sogra costumava fazer, que o meu marido adora. ela cozinhava muito bem e, felizmente, ainda aprendi algumas coisas e guardei muitas das suas receitas. é claro que nunca fica igual (faltam-me os ano de experiência e aquele toque pessoal), mas são sabores que trazem felizes memórias. são sentidos que eu faço questão de perpetuar :)

este clafoutis ficou uma delícia e é uma sobremesa reconfortante e ótima para o inverno, já que se pode (e deve) comer morno. para ajudar, os ingredientes principais são canela e maçã, que, cá por casa, adoramos :)

ingredientes:

- 4 maçãs descascadas e cortadas em quadradinhos
- 3 ovos inteiros
- 6 colh. sopa de açúcar
- 30 g. de manteiga à temperatura ambiente
- 50 g. de farinha
- 130 ml. de leite
- canela qb
- manteiga e açúcar qb

preparação:
- unte um pirex com manteiga e disponha as maçãs cortadas, polvilhadas com canela a gosto.
- misturar todos os restantes ingredientes, juntar mais 1 colher de café de canela (opcional) e dispor sob as maçãs
- colocar umas nozinhas de manteiga por cima e polvilhar com um pouco de açúcar
- levar ao forno cerca de 40 min.
- servir morno


e os 15 dias passaram...

contra as nossas expetativas e esperanças (coração de mãe e pai acredita sempre que tudo vai melhorar!), tivemos que  voltar à medicação...

o z. regrediu, voltou ao comportamento que tinha no início do 1º ano, sempre a cantarolar, sem estar quieto (e a cair da cadeira), sempre no "mundo da lua", a não colaborar... vermelho na tabela do comportamento praticamente todos os dias!

partilhamos com a dra. ana, que nos respondeu:
"infelizmente confirmamos que a medicação é mesmo necessária, mas foi útil ficarmos todos mais seguros disso. não sintam isso com desalento... o contrário é que seria mais surpreendente, e é muito bom que o benefício da medicação seja tão evidente!"

acima de tudo, sinto que ele se sente melhor conseguindo "controlar", ainda que com esta ajuda, o seu comportamento e ver melhores resultados na escola. fica tão feliz quando traz muito bom ou bom no comportamento, e isso vale muito, muito mesmo!